A outra parte do sistema solar/eólico é o sistema eólico.No Brasil a maior fonte de eletricidade são as usinas hidrelétricas. Estudos indicam que o país poderia substituir a energia térmica pela energia eólica. Isso porque as usinas térmicas só são acionadas durante os períodos de seca, quando os rios ficam mais baixos e as hidrelétricas são insuficientes para produzir toda a energia consumida. Porém, é justamente nesse período que o regime de ventos no Nordeste (litoral brasileiro) é mais intenso. O maior centro de geração de energia eólica do país é o complexo eólico Alto Sertão I, situado na Bahia, com capacidade de gerar até 300MW, seguido do Parque eólico de Osório, localizado no Rio Grande do Sul, com a capacidade de gerar até 150 MW.
Vantagens da Produção Eólica
A produção de energia elétrica através de energia eólica tem várias vantagens das quais podemos ressaltar as principais. É uma fonte renovável, não emite gases de efeito estufa, gases poluentes e nem gera resíduos na sua operação, o que a torna uma fonte de energia de baixíssimo impacto ambiental.
Fazenda Eólica |
Com funciona?
Um Sistema Eólico possui o Aerogerador, composto por um motor que funciona movido pela ação dos ventos. O ar é um fluido como qualquer outro, exceto que suas partículas estão na forma gasosa em vez de líquida. Quando o ar se move rapidamente, na forma de vento, essas partículas também se movem com a mesma velocidade. Esse movimento é a energia cinética em ação, que pode ser capturada da mesma forma que a energia da água em movimento é capturada por uma turbina em uma usina hidrelétrica. No caso de uma turbina eólica, as pás da turbina são projetadas para capturar a energia cinética contida no vento.
Sistema Eólico |
A turbina Eólica possui três componentes fundamentais:
Pás: Fazem a captura de parte da energia que o vento exerce sobre elas. A energia capturada e transmitida para o rotor, que se localiza exatamente no centro da turbina de captação.
Pás de captação de vento |
Eixo: O eixo está conectado ao rotor, assim com o movimento do rotor o eixo gira simultaneamente. Desse modo o rotor transfere sua energia Mecânica Rotacional para o eixo, que por sua vez tem sua outra extremidade, conectado ao Gerador Elétrico.
Aerogerador |
Gerador: Um gerador simples consiste em ímãs e um condutor. O condutor é um fio enrolado na forma de bobina. Dentro do gerador, o eixo se conecta a um conjunto de imãs permanentes que circunda a bobina. Na indução eletromagnética, se você tem um condutor circundado por imãs e uma dessas partes estiver girando em relação à outra, estará induzindo tensão no condutor. Quando o rotor gira o eixo, este gira o conjunto de imãs que, por sua vez, gera tensão na bobina. Essa tensão induz a circulação de corrente elétrica (geralmente corrente alternada) através das linhas de energia elétrica para distribuição. Portanto, o movimento do eixo conectado ao gerador, faz com que haja a geração de Energia Elétrica através do Gerador.
Gerador Elétrico |
Os sistemas de geração de energia elétrica renováveis têm sido cada vez mais valorizados e consequentemente optimizados para a Produção de Energia em nosso país. A optimização destes, como a junção do sistema eólico com o solar, por exemplo, levará a uma sólida produção de energia limpa e renovável, e trará bons frutos para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.
Deixe seu comentário com dúvidas ou sugestões!
Nenhum comentário:
Postar um comentário